terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"MUDANDO A VISÃO QUE TENHO SOBRE MIM"


TEXTO: JUÍZES 6:12-24
Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
"Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem".
E Gideão prosseguiu: "Se de fato posso contar com o teu favor, dá-me um sinal de que és tu que está falando comigo.
Peço-te que não vás embora até que eu volte e traga minha oferta e a coloque diante de ti". E o Senhor respondeu: "Esperarei até você voltar".
Gideão foi para casa, preparou um cabrito, e com uma arroba de farinha fez pães sem fermento. Pôs a carne num cesto e o caldo numa panela, trouxe-os para fora e ofereceu-os a ele sob a grande árvore.
E o Anjo de Deus lhe disse: "Apanhe a carne e os pães sem fermento, ponha-os sobre esta rocha e derrame o caldo". Gideão assim o fez.
Com a ponta do cajado que estava em sua mão, o Anjo do Senhor tocou a carne e os pães sem fermento. Fogo subiu da rocha, consumindo a carne e os pães. E o Anjo do Senhor desapareceu.
Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, exclamou: "Ah, Senhor Soberano! Vi o Anjo do Senhor face a face! "
Disse-lhe, porém, o Senhor: "Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá".
Gideão construiu ali um altar em honra do Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos abiezritas

Três perguntas que são importantíssimas em suas respostas, pois delas dependem o andamento de sua vida. Assim foi naquele momento crucial na vida de Gideão, num momento entre viver eternamente com medo, fugindo, sofrendo, ou de uma vez por todas enfrentar seus desafios, ter coragem de combater os seus piores temores. Estas três perguntas estão aqui hoje para você.

1)      COMO ESTÁ SUA FÉ? – Por muitos momentos acreditamos que as lutas são uma prova que Deus nos abandonou. Não percebemos que na verdade o que está acontecendo muitas vezes são as conseqüências de pecado, falta de vigilância de nossa parte, momentos que precisamos passar, situações que precisamos enfrentar na vida. Gideão estava culpando o Senhor, estava cobrando de Deus. Por vezes fazemos as mesmas coisas. Dizemos em nosso íntimo se Senhor está conosco porque permitiu que tudo isto acontecesse. Achamos que Deus nos abandonou.
2)      COMO VOCÊ SE VÊ? – Além de está com uma fé abalada, a auto-estima muitas vezes nos empurra para baixo, nos fazendo sentir como os menores ou os piores deste mundo. Não sou ninguém, minha família é isso, é sou aquilo. Tudo fruto de sentimento de baixo imagem, alimentados pelo momento ou por situações desagradáveis na vida. Gideão se sentia assim. Não se achava com valor suficiente para receber àquelas palavras do Anjo do Senhor. Quantas vezes Deus falou contigo e você não se sentiu a altura de receber tais promessas e palavras?  É um complexo gideônico, um sentimento que só faz você se sentir incapaz, inferior, pequeno.
3)      COMO DEUS VÊ VOCÊ? – Das três perguntas que este texto nos levar a fazer, existe a mais importante, ‘como Deus vê você?’. Ao contrário da fraqueza na fé de Gideão, ao contrário de sua imagem por baixo, de se sentir um ninguém, Deus tinha outra visão daquele homem. Ao contrário de que você pode estar pensando de si mesmo, da vida que está levando, das tribulações que te cercaram, o mais importante é saber o que Deus pensa de ti, o que Deus vê em ti, como o SENHOR te chama.

a)      PODEROSO GUEREIRO (VARÃO VALOROSO) VOCÊ TEM VALOR – Deus não te ver com esta imagem tão pra baixo, pelo contrário, o SENHOR te ver como alguém que tem valor, alguém que pelo Espírito Santo tem poder na vida, então chegou a hora de você se vê como Deus te ver, pois para Deus você é uma PESSOA DE VALOR;
b)      CUMPRA SEU CHAMADO – Não importa se você acha que não iria conseguir, com a força que Deus está te dando você chegará no final da jornada e o melhor vai conseguir cumprir o chamado de Deus para tua vida, por isso, tão somente creia e cumpra aquilo que Deus está colocando em tuas mãos, pois derrotarás o inimigo com se fosse um só, apesar de ser um exército;
c)      O SENHOR É TUDO QUE VOCÊ PRECISA – O Senhor disse mais para Gideão “Eu estou contigo” e isso é tudo que você precisa na vida, saiba que o SENHOR está contigo e será o suficiente para passar por todas as adversidades na sua vida.

4)      É TEMPO DE EDIFICAR O ALTAR DO “JEOVÁ SHALOM” – Por fim, Gideão edificou para o Senhor nosso Deus um altar chamado “O SENHOR É PAZ”, pois bem, tem Ele o desejo de que você nesta jornada possa edificar um altar, pois HOJE o SENHOR está trazendo a PAZ para tua vida, para tua jornada.

Por isso hoje mude essa visão turva, que você tinha sobre sua vida, não se deixe mais enxergar com os olhos carnais, humanos, limitados. É tempo de mudar sua visão e começar a ver as coisas como Deus vê. Você não é um derrotado qualquer, é filho do Deus Altíssimo, por isso, vá em frente e seja MAIS QUE VENCEDOR.


Com amor,

Pr. Ricardo Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar aqui sua opinião, seu comentário, assim contribuirá para que possamos melhorar cada vez mais o nosso blog.