“ONDE VOCÊ ESPERA ENCONTRAR DEUS”
TEXTO: I REIS 19:9-13
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias?”
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias
1 Reis 19:9-13
Muitas vezes as situações que nos acometem nos impulsionam a entrarmos em “cavernas” da vida, temos essa fuga, essa saída que aparentemente é mais simples e mais fácil. Esperamos encontrar Deus em coisas grandes, pensamos que o Senhor só age quando algo estrondoso acontece, por isso esperamos Deus no fogo

ou no terremoto,
porém Deus não está. E onde podemos encontrar o SENHOR? No silêncio das nossas almas, no silêncio de uma pequena brisa, ali encontramos o Senhor, pronto para nos ajudar a caminhar a sair das cavernas que nos aprisionam.
Existem dois tipos de cavernas que precisamos urgentemente vencer, são as interiores e exteriores.
1) VENCENDO AS CAVERNAS INTERIORES – São aquelas ligadas ao nosso interior, vem geralmente acompanhada, dificilmente opera sozinha.
a) MEDO – Ninguém imagina o medo que lhe aprisiona, porém essa é uma caverna perigosa, pois pelo medo de receber um NÃO muitas pessoas abdicam de ir em frente. Pelo medo de serem derrotados muitos não entram na batalha e consequentemente nunca saberão se porventura seriam vencedores.
b) DEPRESSÃO – Essa é a caverna do século 21, pois muitos são os relatos dessa prisão da vida das pessoas. Tudo começa com sua própria mente, levando-te ao forte desejo de se isolar, quando essa etapa é vencida ai começa as outras e assim por diante.
c) SOLIDÃO – É uma caverna social, pois existem pessoas que estão cercadas por outras, porém estão sozinhas. Por que isso? Simples, é uma caverna interior, enquanto os outros te cercam você está cercado pelo seu próprio sentimento de solidão.
d) SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA – Uma caverna que tem prendido muitos nos dias de hoje é a impotência em relação aos fatores da vida. Quantas pessoas querem mudar algo, querem ver algo mudado, porém se sentem inferiores, impotentes para tal. Por conta disso ficam paradas, olhando e vendo tudo se destruir em sua volta.
2) VENCENDO AS CAVERNAS EXTERIORES – Existem as perigosas cavernas exteriores, que nos atacam a cada momento em nossa caminhada. Elas também nunca andam sozinhas, sempre veem acompanhadas.
a) VÍCIOS – É uma forma de prender alguém. Pessoas estão nessa caverna de várias espécies: drogas, álcool, jogos, sexo, alimentação, estudo, beleza. Em fim poderíamos enumerar diversas formas de mostrar as condições de vícios para os dias de hoje, mais o que mais é importante destacar é a força de prender alguém dentro dessa prática.
b) COMPANHIAS – Algumas pessoas estão presas por companhias, não conseguem se desvencilhar de pessoas, pois se sentem presas a elas. Dessa forma até mesmo a família pode representar uma caverna na vida de alguém. O trabalho, os amigos, tudo que lhe serve de companhia, pasmem até mesmo a igreja pode deixar de ser algo saudável para alguém e se tornar um vício, pois ela se tornaria para estes mais importante que o próprio Mestre.
c) DESEJOS (concupiscências) – É a forma de prisão comumente utilizada pelo mundo, como já vimos em I João 2:16. Essa forma de prisão faz com que a pessoa só se sinta plena e realizada quando este desejo é também pleno e realizado na vida da pessoa. O que está no mal disso? É que depois de ver seu desejo realizado, vem a tristeza, o vazio da alma, pois nada poderia completar o homem se Não o próprio Deus, através do Filho Jesus na pessoa do Espírito Santo.
Tudo que foi apresentando são as formas de cavernas da vida hoje. Mais não podemos ficar parado e olhando para vida em quanto se passa por nós, é tempo de identificar a VOZ DO MESTRE e sair da CAVERNA. Não está no FOGO, no TERREMOTO e nem tão pouco no VENTO FORTE, porém está na brisa.
1) Hoje ELE é a brisa suave em sua vida
2) Hoje é a única PAZ possível para sua vida;
3) Hoje ELE é a tua FORÇA.
4) Hoje ELE quer tirar você da caverna para que sua obra seja completa em tua vida.
Saia da caverna e venha receber a BRISA SUAVE de Jesus em seu coração.
Com amor,
Pr. Ricardo Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você pode deixar aqui sua opinião, seu comentário, assim contribuirá para que possamos melhorar cada vez mais o nosso blog.